Pular para o conteúdo principal

Goiás tem maior índice de furtos e roubos de carros do país



Dados divulgados nesta quinta-feira (3) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que Goiás é o estado com o maior índice proporcional de furtos e roubos de carros em todo o país. De acordo com a pesquisa, essa taxa é de 798 crimes para cada 100 mil veículos, a frente do Rio de Janeiro (775,8) e São Paulo (717).

Os dados referem-se a 2015, ano em que foram furtados ou roubados 28.294 automóveis em Goiás. De acordo com o estudo, houve um crescimento de 18,1% nos crimes em relação a 2014, quando ocorreram 23.195 delitos desse tipo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP), até quarta-feira (2), 14.835 veículos foram roubados em Goiás no ano de 2016, o que correspondem a uma média de 48 por dia. OU seja, a cada 2 horas, um carro é tomado por criminosos no estado.

Segundo o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), delegado Adriano Costa, este tipo de crime é considerado comum porque pode trazer maior lucro ao criminoso.

“Em relação as nossas investigações, o que nós acreditamos é que o veiculo, por ser o maior patrimônio do individuo é obvio que os criminosos intentam ter um maior lucro e por isso se voltam à atividade em relação à subtração do veiculo”, destaca.

Ele afirmou, no entanto, que o número de roubos e furtos vem caindo. Segundo destacou, cerca de 900 carros foram recuperados pelas forças policiais neste ano.

“É importante dizer que esse levantamento é feito com base no ano de 2015 e 2014, e os índices de lá pra cá, já diminuíram bastante. Como comparação nos meses de setembro e outubro de 2015 e setembro e outubro de 2016, nos já conseguimos uma queda de cerca de 20%. Isso é importante ser avisado, por que a população fica alarmada”, detalha.

Para o delegado, o trabalho para diminuir a atuação dos ladrões passa por três pilares principais, que são o foco de atuação da Polícia Civil.

“Primeiro é a prisão dos roubadores que cada vez mais jovens entram nesse mundo. Segundo é a prisão dos receptadores, que são esses indivíduos que compram esses veículos, seja pra corte, seja pra voltar à circulação. E o terceiro que é o individuo que adultera, que da um caráter de supostamente licito praquele veiculo que é produto de crime”, destaca.

Crimes

Diversos roubos de carros foram registrados por câmeras de segurança em Goiás. No Jardim Santo Antônio, em Goiânia, pai e filho foram rendidos na porta de casa. O assaltante se aproxima do dono do carro e aponta uma arma para a cabeça da vítima, que entrega a chave.

Em seguida, ele dá uma volta, entra no carro, sai, volta a apontar a arma para as vítimas e vai embora. Na fuga, o assaltante acabou batendo no muro de uma casa.

Outro registro mostra quando dois criminosos rendem uma família no Jardim das Hortências, também na capital e levam o carro. Já um cliente foi roubado na porta de uma pizzaria do Jardim Novo Mundo.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.