Pular para o conteúdo principal

Goiás tem maior índice de furtos e roubos de carros do país



Dados divulgados nesta quinta-feira (3) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que Goiás é o estado com o maior índice proporcional de furtos e roubos de carros em todo o país. De acordo com a pesquisa, essa taxa é de 798 crimes para cada 100 mil veículos, a frente do Rio de Janeiro (775,8) e São Paulo (717).

Os dados referem-se a 2015, ano em que foram furtados ou roubados 28.294 automóveis em Goiás. De acordo com o estudo, houve um crescimento de 18,1% nos crimes em relação a 2014, quando ocorreram 23.195 delitos desse tipo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP), até quarta-feira (2), 14.835 veículos foram roubados em Goiás no ano de 2016, o que correspondem a uma média de 48 por dia. OU seja, a cada 2 horas, um carro é tomado por criminosos no estado.

Segundo o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), delegado Adriano Costa, este tipo de crime é considerado comum porque pode trazer maior lucro ao criminoso.

“Em relação as nossas investigações, o que nós acreditamos é que o veiculo, por ser o maior patrimônio do individuo é obvio que os criminosos intentam ter um maior lucro e por isso se voltam à atividade em relação à subtração do veiculo”, destaca.

Ele afirmou, no entanto, que o número de roubos e furtos vem caindo. Segundo destacou, cerca de 900 carros foram recuperados pelas forças policiais neste ano.

“É importante dizer que esse levantamento é feito com base no ano de 2015 e 2014, e os índices de lá pra cá, já diminuíram bastante. Como comparação nos meses de setembro e outubro de 2015 e setembro e outubro de 2016, nos já conseguimos uma queda de cerca de 20%. Isso é importante ser avisado, por que a população fica alarmada”, detalha.

Para o delegado, o trabalho para diminuir a atuação dos ladrões passa por três pilares principais, que são o foco de atuação da Polícia Civil.

“Primeiro é a prisão dos roubadores que cada vez mais jovens entram nesse mundo. Segundo é a prisão dos receptadores, que são esses indivíduos que compram esses veículos, seja pra corte, seja pra voltar à circulação. E o terceiro que é o individuo que adultera, que da um caráter de supostamente licito praquele veiculo que é produto de crime”, destaca.

Crimes

Diversos roubos de carros foram registrados por câmeras de segurança em Goiás. No Jardim Santo Antônio, em Goiânia, pai e filho foram rendidos na porta de casa. O assaltante se aproxima do dono do carro e aponta uma arma para a cabeça da vítima, que entrega a chave.

Em seguida, ele dá uma volta, entra no carro, sai, volta a apontar a arma para as vítimas e vai embora. Na fuga, o assaltante acabou batendo no muro de uma casa.

Outro registro mostra quando dois criminosos rendem uma família no Jardim das Hortências, também na capital e levam o carro. Já um cliente foi roubado na porta de uma pizzaria do Jardim Novo Mundo.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.